Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Discurso sobre a África

Sugestão de leitura para o CACD: Discurso sobre a África

Conteúdo postado em 05/09/2019

Olá, Sapientes!

A três dias para a realização da prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2019, nós não poderíamos, simplesmente, vir aqui e jogar, no colo de vocês, uma sugestão de leitura de uma obra completa, até porque nenhuma criatura, em sã consciência, leria isso tudo agora, não é mesmo? É por essa razão que resolvemos trazer uma indicação bem mais curta, recheada de dados valiosíssimos, para esta véspera de concurso. Vamos à dica de hoje então?

 

No dia 27 de maio deste ano, por ocasião da celebração do Dia da África, o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, proferiu um discurso durante a conferência A Cooperação entre o Brasil e a África, no qual explicitou  a importância do diálogo e da proximidade entre o Brasil e os países africanos, tendo em vista a profunda identificação do povo brasileiro com esse continente.

 

Nesse discurso, além de compreendermos as justificativas do atual governo em aprofundar os nossos laços com a África, também encontraremos dados comerciais realmente importantes de serem assimilados e lembrados para o concurso que se aproxima. Ah, e não se esqueçam de dar uma olhadela nas informações acerca dos tratados em vigor com o continente africano, pois, nessa parte, veremos detalhes verdadeiramente dignos de nota.

 

Ao longo do pronunciamento, ainda visualizaremos informações sobre investimentos, democracia, defesa, cooperação técnica, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a indicação africana para candidatura de presidente da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Ufa! É bastante coisa para um discurso só, mas é um ótimo resumo sobre o entendimento das relações brasileiras com esse continente. 

 

E aí, vamos conferir o discurso completo? Então, peguem seus cadernos e canetas e acessem este link aqui. Bons estudos a todos e ótima prova no domingo!

 

E como eu faço para estudar para o CACD?

 

A partir daqui o caminho estará bem desenhado, pois vocês estão no lugar certo. Aqui no Sapientia, o Curso Regular Extensivo (CRE) é ideal para quem quer explicações detalhadas sobre todos os pontos do edital. Nele você terá todo o apoio necessário, com aulas online 100% inéditas, plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia, que é reconhecidíssimo no mercado. Quem vem com a gente?

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-discurso-sobre-a-africa

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS