Corpo Docente

Ana Carolina C. Albuquerque

As aulas da professora Ana são planejadas para que Direito Interno não seja um problema para o candidato. No curso de resolução de questões (CRQ), o objetivo é mostrar aos alunos que não há mistérios na prova de DIR da primeira fase do CACD. No curso regular extensivo (CRE), o objetivo é capacitar os alunos para primeira e terceira fase da prova CACD. A professora é Bacharel (2006), Mestre (2011) e Doutora (2015) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Está envolvida com ensino jurídico desde os tempos de graduação e dá aulas no Sapientia desde 2013. Ana é conhecida pelos alunos por ser especialista na arte de tornar palatável uma grande quantidade de informações e conteúdo denso.

 

Arthur de Oliveira

Formado em Letras - Francês pela Universidade de São Paulo, trabalha como professor de inglês e francês há 5 anos e faz pesquisa na área de ensino de francês como língua estrangeira (FLE). Cursou um semestre do mestrado em FLE na Université de Rennes 2, na França, e já trabalhou na University of Victoria como assistente de pesquisa no departamento de francês. Atualmente faz mestrado no programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo.

 

Bernardo Nunes

Bernardo Nunes é doutor em Economia pela University of Stirling. Possui mestrado em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE-UFRGS e mestrado em finanças pela NOVA School of Business and Economics. No Brasil, Bernardo foi professor do departamento de Economia da PUCRS e, desde 2009, tem sido instrutor em cursos preparatorios para o CACD e concursos da área bancária. Bernardo é também gestor de investimentos aprovado pela certificação de Gestores Anbima – CGA desde 2009.

Claudia Simionato

Aulas completas e aprofundadas, sem que a gramática da língua portuguesa pareça um conhecimento inalcançável. Especialista, também, na preparação de candidatos para a segunda fase do concurso, as aulas de redação da professora (nos cursos CRR e Maratona - Segunda Etapa) conduzem os candidatos a um estilo de redação claro, objetivo e, melhor de tudo, perfeito para a prova do CACD. É bacharel em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade de São Paulo (USP) e prepara candidatos desde 2003.

 

Diego Fernandes Alfieiri

Diego Fernandes Alfieiri é diplomata de carreira da turma de 2016. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina em 2008, advogou na área de contenciosos civis por três anos antes de se dedicar ao concurso. Em 2012, obteve diploma de pós-graduação em Direito Internacional e Econômico.

 

Dimitri Ribeiro Bento Moreira

Tendo passado pelos cursos superiores de Música (FAAM), de História (Unifesp) e de Geografia (IFSP), especializou-se em aulas para cursos preparatórios diversos. Do pré-vestibular aos concursos públicos e passando pela Academia do Barro Branco (Polícia Militar), desenvolveu sua didática colocando-se no lugar do aluno comum, que não pretende seguir carreira em História ou em Geografia. Em relação ao CACD, dedicou-se vários anos ao concurso como candidato e depois como elaborador de questões e de recursos.

 

Emanuel Sebag

Aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2016, tendo obtido a maior nota na primeira fase. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, com distinção acadêmica Magna cum Laude. Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuação acadêmica e publicações concentradas nas áreas de economia política, economia internacional, geopolítica e desenvolvimento econômico.

 

Filipe Nobre Figueiredo

Não subestime História Mundial somente por não estar na fase dissertativa do CACD. Além de presente no TPS, é essencial na compreensão de todas as matérias. As aulas do curso regular (CRE) de História Mundial são com Filipe Figueiredo, blogueiro, colunista de política internacional, podcaster, além de graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Ele vai filtrar todo aquele volume de leituras para que você aproveite melhor seus estudos e foque-se no principal, sem precisar estudar as Pirâmides do Egito.

 

Guilherme Casarões

Guilherme Casarões ensina Política Internacional para candidatos ao CACD desde 2010 e é professor do Sapientia desde 2013. É doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas (Programa San Tiago Dantas) e especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi visiting fellow na Tel Aviv University e na Brandeis University. Suas publicações acadêmicas concentram-se nas áreas de política externa brasileira, governança global e relações Brasil-Oriente Médio. Além disso, participa com frequência do debate público sobre questões de diplomacia e política externa.

 

Ivo Yonamine

Bacharel em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo – USP (2002), e graduando em Letras (Português e Linguística), também pela USP (2016). Tem longa experiência como tradutor (inglês, espanhol e francês) e como revisor de textos (português e inglês). No Curso Sapientia, ministra as aulas de Português, atua como elaborador e corretor de provas da mesma disciplina e como revisor da Revista Sapientia.

José Luiz Pimenta Jr

Doutorando e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), é Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (PUC, UNESP e UNICAMP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi Coordenador de Negociações Internacionais e Estudos de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) entre 2010 e 2015. É colunista do International Centre for Trade and Sustainable Development. Possui publicações na área de Comércio Internacional, Internacionalização de empresas e Negociações Econômicas Internacionais.

 

Laura Delamonica

Laura Berdine Santos Delamonica é diplomata de carreira desde 2012, aprovada em 1º lugar no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática e trabalha atualmente na Divisão de Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores. Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Intercâmbio Acadêmico na Universitá degli studi di Bologna – Itália, Pós-graduada em Direito Internacional Público pela Academia de Direito Internacional da Haia – Holanda e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Assistente da disciplina de História da Política Externa Brasileira (HPEB) no Instituto Rio Branco.

Leonardo Rocha Bento

Aprovado no CACD 2013, após ter obtido a maior nota na primeira fase do concurso daquele ano, Leonardo assumiu o desafio de ministrar aulas de Política Internacional. Em aulas dinâmicas, em ritmo ágil e focadas na transmissão tanto de bastante conteúdo quanto de técnicas de resolução de questões, alia seu estudo contínuo dos temas da matéria, a experiência que tem adquirido no Itamaraty e dicas valiosas de quem soube desmitificar a prova do TPS. É bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (2009). Trabalha na Coordenação-Geral de Mecanismos Regionais do Itamaraty, em Brasília, responsável por tratar de temas relacionados à UNASUL e à CELAC.

 

Nelly Gamboa

Professora chilena, formada na PUC de Santiago, com equivalência na Unirio. Onze anos de docência de espanhol para brasileiros, e 6 especializada em preparo de CACD. Com vários novos diplomatas preparados por ela, faz ênfase nos contrastes e exceções da gramática, por ter identificado estes quesitos como constantes cobradas no exame. Cultura geral e estratégias de compreensão de leitura fazem parte de suas aulas.

 

Paulo Henrique Gonçalves Portela

O professor Paulo é responsável pelo curso extensivo (CRE) de Direito Internacional Público. Ele conheceu a banca como candidato e como professor. Foi diplomata, aprovado no CACD em 1996 – você pode até já ter encontrado uma das respostas dele no guia de estudos daquele ano! – e seguiu na carreira até 2006, quando deixou a casa de Rio Branco para dedicar-se à carreira docente. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Mestre em Direito pela mesma instituição (2007). Também é autor do livro "Direito Internacional Público e Privado: incluindo noções de Direitos Humanos e de Direito Comunitário", editado pela Juspodivm. Suas aulas são ricas em informações e muito esclarecedoras, fortalecidas pelo conhecimento teórico e também pela prática!

 

Regina Célia Araújo

As aulas da professora Regina são sempre instigantes. Com vasto conhecimento de geografia, suas aulas são conduzidas no nível de profundidade exigido pelo CACD. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1985). Mestre (1992) e doutora (2001) em Geografia (Geografia Humana) pela mesma Universidade. Também é autora do “Manual do Candidato: Geografia”, editado pela FUNAG (2000). Trabalha, ainda, preparando provas de geografia para grandes processos seletivos. Suas aulas são povoadas de referências bibliográficas esclarecedoras, dados relevantes sobre o Brasil e sobre o mundo, tudo orientado para o CACD. Durante as aulas da professora Regina você perceberá que o estudo da Geografia é, na verdade, um dos mais interessantes na sua preparação.

 

Rodrigo Goyena

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi pesquisador visitante no Departamento de História da New York University. Possui mestrado em História Social pela UNIRIO e em Relações Internacionais pelo Institut d'Études Politiques de Paris (SciencesPo.). Graduou-se em Ciências Políticas pela SciencesPo. Fez intercâmbio universitário na Universidade de São Paulo, nos departamentos de Relações Internacionais e de História. Trabalhou na Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OCDE) como pesquisador de assuntos latino-americanos. Seus principais campos de estudo são História do Brasil Imperial, História das classes sociais no Brasil e História da Política Externa Brasileira. Atualmente, pesquisa o retorno dos veteranos da Guerra do Paraguai e a queda do Império. Leciona há 6 anos em cursos universitários e preparatórios para o CACD. Entre suas principais publicações, destacam-se manuais de preparação para o CACD, livros e artigos sobre a Guerra do Paraguai e a Proclamação da República.

Tacilio Alves

Advogado e professor universitário.
Mestre em Direito Constitucional.
Especialista em Direito Constitucional e Administrativo.
Professor de cursos preparatórios para concursos públicos desde 2009.

Todd Marshall

“Hello, Hello! And welcome to the next level!”, diria com ânimo e firmeza, o professor Todd durante as aulas de Inglês do Curso Sapientia (CRE/CRQ/CRR). O professor Todd tem Doutorado (Ph.D.-ABD) em Literatura Luso-Brasileira da Universidade da Carolina do Norte e é radicado no Brasil há mais de 22 anos. Ele é professor de inglês, tradutor e revisor de publicações internacionais, além de ter várias publicações tanto em teoria literária quanto em poesia. Assim, as aulas do professor em nada se assemelham às entediantes aulas de inglês do colégio ou daquelas tradicionais escolas de inglês. Com sua experiência e seu conhecimento, ele tem guiado candidatos rumo à aprovação no concurso do CACD há mais de 16 anos.

 

Vivian Rocha

Vivian Daniele Rocha Gabriel é advogada e Pesquisadora no Centro de Estudos do Comércio Global e Investimentos (CCGI), da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV). É Doutoranda em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela mesma instituição. Foi advogada-estagiária na Coordenação-Geral de Contencioso (CGC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em 2014. Foi Coach da equipe da Direito GV no FDI Moot em 2016. Foi Bolsista do Summer Program for Peace and Law da Hiroshima University em 2017. Membro da Society of International Economic Law (SIEL). Atua como monitora nas disciplinas de Direito Internacional Público, Direito do Comércio Internacional e Direito Internacional Privado na Faculdade de Direito da USP desde 2013. Representante Discente da Pós-Graduação na Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP.