Fatos Históricos
Abertura lenta, gradual e segura do Regime Militar
Conteúdo postado em 16/06/2021
Olá, sapientes!
Todo mundo já ouviu falar na abertura lenta, gradual e segura do regime militar, né? Mas será que vocês estão realmente por dentro do processo de transição para o sistema democrático? Pois bem, vamos ver agora alguns detalhes sobre esse período histórico.
Abertura lenta, gradual e segura
O bordão “abertura lenta, gradual e segura” foi criado por Geisel e Golbery, e resume exatamente o que foi o processo de abertura política. A transição deveria ser feita de forma lenta, porque, se feita de forma abrupta, alegadamente, haveria o perigo de radicais de esquerda ou direita tomarem o poder e restabelecerem o autoritarismo no país. Como esse processo de distensa?o foi marcado por avanc?os e recuos, Geisel precisava primeiro controlar os militares “linha dura” para garantir a transição.
O enfraquecimento do MDB
No entanto, mesmo controlando a linha dura, Geisel também iniciou o enfraquecimento do MDB. Em 1978, o governo instituiu a lei Falcão, limitando a propaganda eleitoral no rádio e na TV. O objetivo era, ao dificultar a propaganda do MDB, fortalecer a ARENA.
E, em 1977, com Pacote de abril, a presença do MDB no governo ficou ainda mais restrita. Passa a haver eleição indireta para impedir a maioria do MDB no Senado, sendo eleitos apenas os chamados senadores biônicos, todos da ARENA. Algumas outras medidas do pacote de abril foram:
- Aprovação de emenda parlamentares por maioria simples.
- Mandato de 6 anos para o próximo presidente.
- Aumento das bancadas do Norte e do Nordeste.
- Fusão da Guanabara, fortemente apoiadora do MDB, com o Rio de Janeiro
- Criação do Mato Grosso do Sul, a fim de aumentar a quantidade de senadores da ARENA.
Vendo por esse lado, parece até que a “abertura lenta, gradual e segura” foi só uma estratégia do governo militar para ficar um pouco mais no poder… Porém, a verdade é que o processo de distenção esteve sob ameac?a ate? o final do governo de Figueiredo, como demonstram os ataques a bancas de jornais e o atentado no Riocentro, em 1981. Esses incidentes são considerados tentativas de militares da linha-dura do exército brasileiro para conter a abertura política.
Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!