Quero ser Diplomata, e agora?
Como funciona a política de remoção no Itamaraty?
Olá, Sapientes!
Talvez isso aconteça com vocês, mas não é raro candidatos aspirantes à diplomacia se pegarem pensando em quais postos gostariam de servir em sua futura carreira. E, nessas horas, uma dúvida perfeitamente comum costuma permear nossos pensamentos: como será que se define o próximo posto na carreira de um diplomata? Se essa também é a sua dúvida, então, fiquem com a gente, porque hoje o assunto é a política de remoção no Itamaraty.
A primeira coisa que devemos ter em mente é que cada remoção terá um funcionamento próprio, pois toda a conjuntura pessoal e profissional do servidor deverá ser levada em consideração. Pois bem, a cada semestre, são abertas as inscrições no plano de remoções, e o diplomata deverá utilizar esse sistema para manifestar seu interesse quanto ao seu próximo destino – é de praxe que existam dois mecanismos de deslocamento de pessoal, sendo o primeiro do Brasil para o exterior e o segundo do exterior de volta para o Brasil, além das movimentações entre postos.
Nesse sistema, será possível visualizar quantas vagas serão disponibilizadas no destino pretendido e, a partir daí, todo um trabalho de networking e toda uma análise de perfil serão utilizados para a escolha de quem ocupará a posição. Ah, e um detalhe importante: as vagas no plano de remoções são disputadas entre Secretários (Primeiros, Segundos e Terceiros-Secretários) e Conselheiros, pois as remoções de Ministros (de Primeira e de Segunda Classe) seguem um outro mecanismo.
Fechadas as inscrições no plano, será computada a relação de candidatos interessados nas vagas oferecidas, e caberá ao chefe daquela representação decidir quem será escolhido. Como dissemos, o networking, aqui, será fundamental, mas muito, também, dependerá do trabalho desenvolvido e das boas impressões causadas em seu posto anterior. Há, ainda, o fator de necessidade daquele posto, pois, não raramente, procura-se um perfil específico para o preenchimento de uma determinada vaga.
O plano de remoções acaba ocorrendo em mais de uma etapa, pois, após o anúncio dos resultados, sempre sobram vagas – principalmente em destinos menos concorridos. Havendo candidatos inscritos que não conseguiram concretizar sua remoção, será feita, então, uma segunda rodada de consultas – popularmente conhecida como repescagem –, oferecendo-se as vagas remanescentes aos servidores que não foram contemplados na primeira etapa. Novamente, então, será feita a análise pelo chefe desses postos, que avaliará o perfil do candidato de acordo com a necessidade em sua representação.
Em resumo, temos que ser bom no que fazemos e devemos cuidar bem de nossos contatos. Mas tudo isso não será mais surpresa para nós, pois já estaremos orientados a repeito, mesmo antes de nova futura aprovação no concurso para a carreira, não é mesmo?
E aí, já se inscreveu para a prova do CACD 2019?
Então, esta novidade é para você! Com a prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) se aproximando, toda ajuda para lembrar do conteúdo estudado é muito bem-vinda, você não acha? E é pensando nisso, que, todo ano, o Sapi traz o evento mais crucial para quem está prestes a realizar uma prova que testa tantos conhecimentos acerca de matérias tão variadas. Estamos falando do Hora H, um evento presencial, que terá sua transmissão online gravada, para que possamos relembrar os conceitos mais importantes e receber os insights mais quentes para a 1ª Fase do CACD. Serão só dicas boas que poderão, certamente, contribuir com seu desempenho na hora da prova.
O 2º lote para participação no Hora H já foi liberado e você poderá escolher entre a modalidade presencial – limitada a apenas 20 vagas – ou a modalidade online, com a possibilidade de assistir a todas as gravações até o dia da prova. E mais, parte do valor arrecadado para o Hora H será revertida para a Casa Gota de Amor, que ajuda crianças com câncer que precisam de tratamento. E aí, curtiu? Então, vem com gente!
>>> Saiba mais sobre o 2º lote do evento Hora H de 2019 clicando aqui.
Até a próxima!