Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Economia

Dicionário de economia para o CACD: Pressupostos de Baumol

Dicionário de economia para o CACD: Pressupostos de Baumol

Conteúdo postado em 27/06/2022

Olá, sapientes!

 

Na prova de economia da primeira fase do CACD de 2018, tivemos um item que é mais simples do que parece:

 

Um mercado com apenas dois ofertantes que seja contestável com base nos pressupostos de Baumol tem, apesar do pequeno número e grande tamanho das firmas, eficiência e preço de equilíbrio iguais aos do mercado sob concorrência perfeita.

 

A afirmação estava correta.

 

Para responder esse item, bastava conhecer de forma básica o modelo teórico do oligopólio de Baumol. No entanto, é bom saber também que, junto com o modelo de Baumol, vale a pena estudar mais alguns outros tipos de modelos de oligopólios não cooperativos. Há três tipos mais importantes, como veremos abaixo:

 

1. Competição no oligopólio por quantidade e preço

A. Oligopólio de Baumol:

Representa um mercado disputado, no qual o oligopólio se encontra no risco de ter de enfrentar novos concorrentes. Nessa hipótese, as barreiras à entrada de novas firmas não são tão difíceis de superar, então, para lidar com isso, o oligopolista acaba diminuindo o preço e aumentando a quantidade de produto produzido ao ponto de haver uma tendência à convergência à situação de equilíbrio eficiente que temos na concorrência perfeita.

 

Lembrando que um mercado em concorrência perfeita é aquele que, hipoteticamente, tem inúmeros produtores, sem barreiras em relação à entrada e saída desses produtores, todos produzindo um mesmo produto, considerado homogêneo, e com preços mais baixos, resultantes do equilíbrio na relação entre esses inúmeros produtores.

 

2. Competição no oligopólio por quantidade

A. Oligopólio SIMÉTRICO de Cournot:

Todos os produtores têm o mesmo nível de poder, decidindo, assim, simultaneamente a quantidade que irão produzir de seus produtos, que são pouco diferenciáveis. Além disso,  não há incentivo para mudar a quantidade produzida depois, porque pode gerar uma guerra de preços via aumento da quantidade ofertada. No final, os preços serão uma consequência do volume ofertado pelas firmas e o lucro de cada uma será em função da quantidade produzida e do preço resultante do mercado. Assim, o preço de cournot é inferior ao preço de um monopólio, mas superior ao de uma concorrência perfeita.

 

B. Oligopólio ASSIMÉTRICO de Stackelberg:

Difere-se do modelo de Cournot no ponto em que a competição não é estática nem simultânea. Em um oligopólio de Stackelberg há uma empresa dominante que decide sua quantidade antes das demais, que decidirão o quanto produzir a depender do comportamento da empresa dominante.

 

3. Competição pelo preço

A. Oligopólio de Bertrand:

O importante é lembrar que, no oligopólio de Bertrand, a competição é via preço, com o mercado convergindo para o equilíbrio da concorrência perfeita, onde o preço é igual ao custo marginal e ao rendimento marginal (P = CMG=RMG).

 

Lembrando que todos esses modelos de oligopólio são apenas simplificações teóricas do que ocorre na prática, não refletindo o mercado de fato. Ainda assim, eles servem para facilitar o entendimento de como as interações entre oligopólios podem ocorrer.

 

Quer se preparar para o CACD, mas não sabe como começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

ARTIGOS RELACIONADOS