Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

E proclamou-se a República: entenda a importância do dia 15 de novembro

E proclamou-se a República: entenda a importância do dia 15 de novembro

Conteúdo postado em 15/11/2022

Olá, sapientes!

 

Como estão os estudos? 

 

O dia de hoje, 15 de novembro, é muito emblemática para a história do Brasil. Isso porque, depois de muitos anos sob o regime monárquico, em 1889, nessa data, proclamou-se a República no Brasil. Consequência imediata da mobilização do Exército e de republicanos civis, a Proclamação da República foi resultado de um processo político anterior ao dia 15.

 

A insatisfação com a monarquia já vinha, pelo menos, desde a Guerra do Paraguai (1864-1870).

 

Engana-se quem pensa que a República era algo desejado pelo povo brasileiro. Quanto à falta de participação popular no movimento, Aristides Lobo, que foi testemunha da Proclamação da República, chegou a afirmar que “o povo assistiu a tudo aquilo bestializado, achando que fosse um passeio militar”. Em suma, esse evento do dia 15 de novembro ocorreu devido à Crise Imperial, que foi causada: 

 

a) pela Guerra do Paraguai, que foi drástica para o Brasil e para a imagem do Imperador; 

 

b) por uma Crise Sucessória, pois D. Pedro II não possuía herdeiros homens. Sua única herdeira era a Princesa Isabel e, diante da sociedade da época, era improvável que ela conseguisse governar; 

 

c) pela Abolição da Escravatura, que incomodou a elite da época; 

 

d) pela Questão Militar, pois, durante a guerra, a população negra lutou junto com o exército sob a promessa de que eles seriam libertados após o conflito, mas essa promessa, apesar de ter tido o apoio do exército, não se cumpriu. Os donos dos escravos não queriam perder as suas \\\\\\\"propriedades\\\\\\\", gerando um desconforto do Exército em relação ao governo. A visível preferência de D. Pedro II pela Marinha também agravou esse desconforto. 

 

e) pela Crise entre a Igreja e a Maçonaria. 

 

Diante desse contexto de muita insatisfação, o Chefe do Gabinete Imperial (Gabinete Ouro Preto, à época) ainda tentou salvar o Império, porém não obteve sucesso. O plano original da proclamação da República era derrubar somente o Visconde de Ouro Preto e o Conde D’Eu, no dia 20 de novembro, causando apenas uma reorganização política - e, não, a queda do Império. No entanto, no dia 14 de novembro de 1889, um boato de que o Primeiro-Ministro seria trocado por Silveira Martins, antigo inimigo do Marechal Deodoro da Fonseca, foi se espalhando.

 

Perante essas circunstâncias, Deodoro, junto com o Exército, decidiu marchar até o Palácio, proclamando a República na madrugada do dia 15 de novembro. O Visconde de Ouro Preto, que estava no palácio, solicitou que Floriano Peixoto prendesse os manifestantes, mas Peixoto traiu o Império e decidiu prender o próprio Visconde.

 

Que tal aproveitar o feriado para iniciar sua preparação para o CACD?

 

O Programa Primeiros Passos está com novas turmas abertas. Com o objetivo de traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento, o Primeiros Passos é um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias.

 

E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS