Fatos Históricos
Eleições de 1974: consequências para a redemocratização
Conteúdo postado em 24/02/2021
Olá, sapientes!
Conhecer algumas eleições que marcaram a história do Brasil é essencial para os estudos da disciplina de mesmo nome e, algumas vezes, até para a prova de política internacional também. Sendo assim, vamos direto ao ponto para entender sobre uma eleição que afetou os rumos do regime militar.
Regime militar X Resultados das eleições
O que a gente não pode perder de vista é que, apesar de ser uma ditadura presidencialista, os resultados do regime militar também refletiram nas urnas. Durante os "anos de ouro" do regime, a satisfação popular com o crescimento econômico foi evidenciada em duas eleições, de 1970 e 1972, nas quais a Arena, partido do governo, havia saído imensamente vitoriosa, obtendo a grande maioria no Congresso Nacional.
Acreditando que o mesmo aconteceria nas eleições de 1974, o governo deu maior abertura ao MDB, partido de oposição, permitindo maior espaço para as campanhas do partido. A junta militar defendia que uma nova vitória “de lavada” da Arena diminuiria a legitimidade do governo. Mas nem tudo aconteceu como se planejava...
Em 1973, o primeiro choque do petróleo gerou todos aqueles consequentes desequilíbrios no balanço de pagamentos. Não é de surpreender que o governo tenha saído fragilizado, o que não deixou de ser evidenciado nas eleições de 1974. Naquele ano, o MDB não chegou a ser maioria na Câmara dos Deputados nem no Senado, mas conseguiu muito mais espaço do que tinha conseguido até então.
Consequências da eleição de 1974
Parte da historiografia defende que o regime militar começou a se abrir a partir do resultado da eleição de 1974. Teoricamente, como resposta à fragilização do regime, o presidente Ernesto Geisel produz uma política externa mais progressista, com o pragmatismo responsável e ecumênico, e altera a política econômica, com o lançamento do II PND.
Após 1974, o MDB vai progressivamente ganhando mais espaço nas urnas, principalmente nos centros urbanos. O governo até tentou barrar esse fortalecimento do MDB ao publicar a Lei Falcão e o “pacote de abril”, em meio ao esforço para manter o controle da abertura, mas sem grandes resultados.
Dessa forma, podemos perceber como as eleições de 1974 podem ser consideradas um marco interessante, o ponto inicial do processo de abertura do regime.
E como eu me preparo para o CACD 2021?
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Até a próxima!