Atualidades
Em meio à Década Internacional de Afrodescendentes, a questão racial é um tema quente para o CACD!
Conteúdo postado em 25/08/2021
Olá, sapientes!
A questão racial é apontada como um dos temas quentes para o próximo CACD, devido ao fato de a ONU ter chamando atenção para a situação dos povos indígenas no Brasil, e dos diversos protestos do movimento internacional Black Lives Matter, que estiveram em destaque na mídia durante 2020. E, como ainda estamos na Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), que tal falarmos um pouco sobre o que a ONU tem feito nessa década?
A Década Internacional de Afrodescendentes
Para quem ainda não tinha ouvido falar nessa iniciativa da ONU, em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década Internacional de Afrodescendentes, com o tema “reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. Esse projeto da ONU tem o objetivo de incentivar a cooperação nacional, regional e internacional para corrigir problemas estruturais estabelecidos ao longo de séculos de discriminação racial.
Em diversos países, projetos para garantir a igualdade de direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos para pessoas de todas as etnias e raças é um ponto central dessa iniciativa. As pesquisas da ONU mostraram que afrodescendentes acabam tendo menor acesso a educação de qualidade, serviços de saúde, moradia e segurança, além de sofrerem diversas formas de discriminação, o que mostra como medidas de ação afirmativa são importantes para combater a marginalização de pessoas negras e uma maior diversidade nos postos de poder da sociedade. No Brasil, por exemplo, a desigualdade social que pode ser observada hoje é também uma herença do período da escravidão que precisa ser combatida.
Como reverter esse cenário?
Para que esse cenário seja revertido, algumas medidas que a Década propõe são a proteção de patrimônio cultural diversificado, enfoques de ensino menos eurocêntricos e reforçar uma maior diversificação racial nos quadros jurídicos nacionais, assim como defende a Declaração e Programa de Ação de Durban e a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, recentemente internalizada ao direito brasileiro por processo de emenda constitucional.
Assim, fica claro que a Década Internacional de Afrodescendentes é um projeto de fortalecimento do estabelecimento da justiça racial, combate ao racismo e incentivo à plena inclusão de minorias raciais.
E se você quiser aprender um pouco mais sobre a questão racial, é só clicar aqui e conferir o projeto Equidade do Politize!
Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!