Quero ser Diplomata, e agora?
Nomes de destaque da diplomacia brasileira: Araújo Castro
Olá, sapientes!
Já começamos aqui no Blog Sapi a falar sobre algumas personalidades que marcaram a diplomacia brasileira, como Oswaldo Aranha, né? Isso tudo porque conhecer a trajetória de alguns dos principais chanceleres do Brasil é conhecer a política externa brasileira. Pois bem, dessa vez vamos falar do chanceler de Jango: Araújo Castro!
Antes de ser nomeado chanceler, João Augusto de Araújo Castro fez parte da comitiva do então vice-presidente João Goulart, que visitou desde Moscou até o Extremo Oriente em 1961. Pois é, aquela afamada viagem que Goulart fez à China comunita e que foi interrompida pela renúncia do presidente Jânio Quadros.
O discurso dos Três Ds
Em 1963, Araújo Castro foi colocado no comando do Ministério das Relações Exteriores. E foi na condição de ministro que representou a delegação brasileira no discurso de abertura da XVIII Sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque. Esse discurso, que ficou conhecido como o discurso dos "Três Ds" (Desenvolvimento, Desarmamento e Descolonização), teve grande relevância para a política externa brasileira, pois mostrou o posicionamento brasileiro focado no desenvolvimentismo, de certa forma, independentista, em um contexto de estabelecimento do bloco capitalista e socialista. Além disso, o discurso é um dos pioneiros a falar sobre o desarmamento. Araújo Castro defendeu que, se apenas 1% dos gastos em armamentos fosse convertido em ações de combate à pobreza, haveria menos países pobres no mundo.
Trajetória final na carreira
Após alguns anos afastado das funções principais, desde o golpe militar, que cassou os mandatos de todos os políticos e ministros próximos a Goulart, Araújo Castro foi nomeado, em 1968, para chefiar a delegação brasileira na ONU. Em 1971, assumiu a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, onde trabalhou para melhorar a imagem do Brasil frente às denúncias de desrespeito aos direitos humanos cometidos pelo regime militar. Foi nesse posto que passou os últimos dias, vindo a falecer em 1975.
Se tornar um diplomata é o seu objetivo?
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia oferece a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Bons estudos!