Quero ser Diplomata, e agora?
O Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco
Olá, Sapientes!
O post de hoje vem cheio de novidades. Vocês viram que, na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Instituto Rio Branco, publicou o edital para a Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia de 2019? Sim, neste ano, serão concedidas até 44 bolsas, no valor total de R$30 mil, como “incentivo e apoio ao ingresso de negros na Carreira de Diplomata”. O valor será pago pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e deverá ser destinado “para custeio de material bibliográfico e para o pagamento de cursos preparatórios ou de professores especializados nas disciplinas exigidas pelo CACD”.
Para concorrer à bolsa, é necessário que a pessoa tenha prestado o último Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), concorrendo a uma das vagas reservadas aos candidatos negros, e obtido nota igual ou superior a 29,25 pontos. Conforme item 3.1 do edital, são demais requisitos para a participação no programa:
- Ser brasileiro nato, conforme art. 12, § 3º, V, da Constituição Federal;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com as obrigações do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;
- Ter concluído curso de graduação de nível superior, em instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação, ou estar habilitado a concluir curso dessa natureza até a data de convocação dos candidatos selecionados no PAA 2019;
- Ter completado a idade mínima de 18 anos até a data de convocação dos candidatos selecionados no PAA 2019;
- Possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes;
- Ter sua autodeclaração como pessoa negra confirmada, por comissão de heteroidentificação, em procedimento complementar à autodeclaração dos candidatos negros, nos termos previstos neste edital.
- Não ter recebido mais do que quatro bolsas-prêmio.
O edital de 2019 já traz a lista de candidatos que se autodeclararam negros e que prestaram o CACD 2018, obtendo a pontuação mínima exigida, os quais estarão convocados para procedimento complementar ao da autodeclaração, com a apresentação de documentos e comparecimento perante comissão de heteroidentificação.
Para quem não foi convocado no edital da Bolsa-Prêmio ou não se enquadra nos pré-requisitos para concorrê-la, a notícia do edital voltado para o Programa de Ação Afirmativa 2019 do Instituto Rio Branco continua sendo de grande utilidade, pois é mais um indicativo de que a publicação do edital para o CACD 2019 está cada vez mais perto. Só de pensar nisso, o coração quase pula pela boca, não é verdade?
Você está se preparando para a CACD 2019?
Então, temos ótimas notícias! O Sapientia acaba de lançar o Maratona 1ª Etapa 2019 para fazer uma super-revisão verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do CACD. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né? E aí, curtiu? Então, vem com a gente!
>>> Saiba mais sobre o Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.
Até a próxima!