Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário Jurídico do CACD

O Sistema Internacional Pós-Segunda Guerra

O Sistema Internacional Pós-Segunda Guerra

Conteúdo postado em 17/11/2023

Olá, Sapiente!

 

As conferências relacionadas à Segunda Guerra Mundial desempenharam um papel crucial na organização do sistema internacional pós-guerra. Eventos como as Conferências de Moscou, Teerã, Ialta e Potsdam reuniram líderes das Grandes Potências para definir estratégias militares, acordos territoriais e políticas para o período pós-guerra. Essas reuniões ajudaram a moldar a nova ordem internacional, de forma a estabelecer as bases para a criação de instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e delineando as zonas de ocupação na Alemanha derrotada. Além disso, as conferências abordaram questões-chave, como a reconstrução da Europa, a questão polonesa e a divisão do continente europeu. O resultado dessas conferências não apenas determinou o destino de nações e territórios, mas também lançou as bases para as relações internacionais, de forma a influenciar as dinâmicas da Guerra Fria.

 

As Conferências de Moscou, Teerã, Ialta e Potsdam desempenharam relevância central na configuração do mundo pós-Segunda Guerra Mundial e nas relações internacionais da época.

 

A Conferência de Moscou, em 1944, por exemplo, foi um marco importante, ao reunir líderes como Stalin, Roosevelt e Churchill. Nessa reunião, discutiram-se estratégias para derrotar o Japão, o futuro da Europa Oriental e a complexa questão da Polônia.

 

Na Conferência de Teerã, realizada em 1943, os líderes das Grandes Potências Aliadas delinearam planos cruciais, como a Operação Overlord, que resultou na Batalha da Normandia e na retomada dos territórios da Europa Ocidental das mãos dos nazistas. Essa conferência foi marcada pelo encontro dos "Três Grandes", consolidando a cooperação entre as nações aliadas. Nesse contexto, cumpre notar a importância da Conferência de Ialta, na Criméia, que selou acordos sobre a ordem pós-guerra na Europa. À época, a questão polonesa foi especialmente contenciosa, com divergências entre Churchill, Roosevelt e Stalin sobre o governo polonês pós-guerra. Os EUA e o Reino Unido favoreciam um governo democrático e eleições livres, enquanto Stalin insistia em um governo de sua preferência.

 

Após a Conferência de Potsdam, em 1945, ocorreu uma reviravolta nas relações Leste-Oeste. Com Truman, Stalin e Attlee à frente das potências aliadas, o mundo viu a ascensão da Guerra Fria. Stalin começou a estender sua influência sobre os países do Leste Europeu, estabelecendo governos pró-comunistas, levando Winston Churchill a falar sobre a "cortina de ferro" que dividia o continente.

 

A Conferência de São Francisco, por sua vez, marcou a cerimônia de assinatura da Carta das Nações, cujos princípios haviam sido discutidos anteriormente na Conferência de Dumbarton Oaks e na Carta do Atlântico. Além disso, a Doutrina Truman, que surgiu como resposta à ameaça comunista na Grécia, foi importante na estruturação das políticas dos Estados Unidos durante a Guerra Fria.

 

Essas conferências moldaram o panorama das relações internacionais e contribuíram para o início de uma nova era geopolítica após a Segunda Guerra Mundial. Representaram a embocadura de um período que, mais tarde, viria a ser marcado pela rivalidade entre as duas superpotências na Guerra Fria.

 

Quer se preparar para o CACD com o Sapientia?

 

Estamos com vagas para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS