Atualidades
ONU inicia negociações do primeiro acordo ambiental para conter poluição plástica
Conteúdo postado em 30/03/2022
Olá, sapientes!
A Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA-5) reuniu neste mês, março de 2022, chefes de Estado e outros representantes de 175 nações em mais uma rodada de discussões sobre a crise ambiental. O resultado da conferência que ocorreu em Nairóbi, no Quênia, foi a aprovação de uma resolução definindo que será criado um acordo ambiental para conter poluição plástica, que deve ser finalizado até 2024.
Para que isso seja efetivado, a UNEA-5 prevê a criação, em breve, de um comitê intergovernamental. Esse agrupamento deverá começar a negociar o novo tratado ainda este ano, levando em conta que o resultado final será um acordo vinculante para Estados, que serão responsáveis pela adequação das empresas privadas e públicas de seu país. Além disso, um fórum aberto à sociedade em geral também será convocado ainda este ano pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com a finalidade de contribuir com as negociações.
O que se será discutido no instrumento?
É esperado que todo o ciclo de vida do plástico seja abordado no instrumento, desde a produção e design ao descarte. Temas como colaboração internacional para facilitar o acesso à tecnologia, capacitação e cooperação científica e técnica também serão centrais nas negociações, principalmente para os países em desenvolvimento, que mais sofrem com esse tipo de poluição.
Economias afetadas
As principais economias afetadas serão China, Estados Unidos e Japão, as três maiores produtoras de plástico da atualidade. Quando entrar em vigor, o instrumento se tornará o primeiro pacto vinculante sobre esse tema que representa hoje uma das maiores fragilidades para a proteção do meio ambiente.
Apesar do grande potencial e importância ambiental do novo pacto e do forte apoio que a sociedade tem demonstrado em favor da diminuição do consumo e da produção de plástico, alguns representantes já demonstram hesitação sobre quais medidas deverão ser tomadas. Isso sinaliza que as negociações do pacto sobre poluição plástica não serão fáceis.
Você já começou a sua revisão para o CACD 2022?
Para você que deseja fazer uma revisão verdadeiramente eficiente para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste ano, o Sapientia desenvolveu o Maratona 1ª Etapa CACD, um programa intensivo de revisão para o CACD 2022, no qual você poderá revisitar o conteúdo constante no edital de forma intensiva, prática e estratégica, priorizando os temas mais recorrentes e atuais, visando a primeira fase do concurso. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre o Maratona 1ª Etapa CACD 2022 clicando aqui.
Até a próxima!