Olá, sapientes!
A reforma Sepetiba pode ser considerada uma das mais importantes porque foi ela que iniciou a organização e modernização do que viria a ser o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O nome da reforma foi uma homenagem a seu organizador, Visconde de Sepetiba, o então ministro da Secretaria dos Negócios Estrangeiros, Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho, que estabeleceu, em 1842, o primeiro concurso para diplomatas e cônsules, exigindo dos candidatos conhecimentos em direito internacional, geografia e outros conhecimentos gerais.
O contexto da reforma de Sepetiba
Essa reforma ocorreu no contexto do chamado gabinete da continuação do regresso (1841-1844), logo após o gabinete da maioridade (1840-1841), em que se buscava uma maior centralização na administração. Em meio às reformas conservadoras, ocorre a reforma Sepetiba, com a finalidade de organizar a estrutura burocrática e possibilitar uma maior agilidade para a Secretaria dos Negócios Estrangeiros, o “Ministério das Relações Exteriores” do Segundo Reinado.
Desde 1834, o Visconde de Sepetiba já vinha iniciando as reformas, promulgando o primeiro regimento consular. Mas foi só na década de 1840 que as reformas administrativas se intensificaram. Não só a Secretaria dos Negócios Estrangeiros, mas também as outras secretarias de Estado do Império passaram por uma modernização e reestruturação naquela década. A estrutura da administração pública passou a adotar um modelo mais burocrático, com a divisão organizacional por funções e o estabelecimento de regulamentação para as atividades dos funcionários públicos, que passaram a ser vistos como agentes do Estado.
Na Reforma Sepetiba, de 1842, mais especificamente, foram criadas quatro seções, separando as atividades da secretaria por região, além de que o arquivo, os critérios de ingresso de servidores e o contato entre chefes de seção e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros também foram reorganizados e receberam novas regras.
Ser diplomata está em seus planos?
Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima!