CACD
Se a gente pudesse reformular o CACD, o que o Sapi mudaria no concurso?
Conteúdo postado em 06/01/2025
O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) tem sido um dos mais desafiadores e prestigiados processos seletivos do Brasil. Contudo, nos últimos anos, o certame tem enfrentado polêmicas que, para muitos, colocam em xeque sua credibilidade e a satisfação dos candidatos.
Entre as recentes controvérsias, destacam-se os problemas de execução tanto pelo IADES, em sua gestão transitória, quanto agora com o retorno do CEBRASPE, que em 2024 já apresentou situações que geraram preocupação entre os aspirantes.
Diante desse cenário, o Sapi traz abaixo um exercício imaginativo: se a gente pudesse reformular o CACD, o que o Sapi mudaria no concurso?
Lições dos últimos três anos.
As mudanças promovidas nos últimos três anos trouxeram tanto aspectos positivos quanto negativos. Durante o período de transição para o IADES, a tentativa de inovar foi clara, e um dos aspectos mais positivos foi a publicação de critérios específicos para as provas discursivas. Mas a execução foi marcada por problemas logísticos e inconsistências na aplicação das provas, atrasos e processos judiciais.
Por outro lado, o retorno do CEBRASPE trouxe a promessa de um resgate à confiabilidade e tradição, mas não sem ressalvas. Em 2024, candidatos relataram preocupações com questões mal elaboradas, atrasos na divulgação de resultados e avisos dos atrasos em cima da hora, ausência de canais de comunicação satisfatórios com a banca, e falta de transparência em critérios de correção, alimentando a percepção de que há muito a ser aprimorado.
Entre os pontos positivos, destaca-se o esforço em adaptar o certame às demandas contemporâneas, a forte presença de atualidades sendo cobradas, a busca de inclusividade, que este ano ainda contou com disposições específicas para candidatas mulheres, como a convocação adicional e a previsão de sala e tempo adicional para candidatas mães.
Propostas para um CACD reformulado: transparência e comunicação.
Esse é o ponto principal de sugestão de melhoria. E é algo que deve ser revisitado sempre.Uma das principais queixas dos candidatos mantém-se quanto à opacidade dos processos de correção e o acesso limitado aos recursos. Um modelo reformulado deveria priorizar a clareza nos critérios de avaliação e a disponibilização de tempo hábil para a realização dos recursos. Além disso, a comunicação direta, eficiente e pontual com os inscritos é essencial para garantir confiança e engajamento.
Isso reduziria a sensação de arbitrariedade que ainda permeia algumas etapas do concurso.
Habemus concurso!
Um dos aspectos que os candidatos aplaudem de pé é a constância do concurso. Ano após ano, o certame continua a ser realizado.
Ano após ano, o certame continua a ser realizado, consolidando sua relevância e demonstrando o compromisso do Itamaraty com a renovação de seu corpo diplomático. Mesmo diante de desafios e controvérsias, o CACD permanece como um marco no cenário dos concursos públicos brasileiros.
—
Quer ser diplomata?
Aqui no Sapi, estamos com matrículas abertas para novos cursos.
O nosso Curso Regular Extensivo (CRE) traz a teoria de que você precisa. O curso é para aqueles que buscam uma excelente base para seus estudos, com a cobertura de todo o edital e durante um período maior de tempo.
Complementarmente, o Curso de Resolução de Questões (CRQ) representa a prática de que tanto os alunos precisam. É MUITO importante que vocês apliquem o conhecimento teórico a uma experiência de prova.
Vem pro Sapi!