Olá, Sapientes!
Ontem, 20 de novembro, foi feriado em algumas cidades, em função do Dia Nacional da Consciência Negra. Pensando nisso, resolvemos trazer uma sugestão de leitura de uma autora que não só foi a primeira mulher e a primeira negra a publicar um romance no Brasil, como também foi considerada a precursora da temática abolicionista em nossa literatura. Que currículo, vocês não acham? Depois dessa, só nos resta conferir quem é a escritora escolhida para a semana. Vamos lá?
Bem, estamos falando de Maria Firmina dos Reis, nascida em 1822, em São Luís, no Maranhão. Maria Firmina começou sua carreira, em 1847, como professora de primeiras letras, a qual exerceu até o ano de 1881. Em 1876, ela fundou, em um barracão dentro de uma propriedade de um senhor de engenho, uma classe mista e gratuita para alunos que não tinham condições de arcar com seus estudos. Essa foi uma iniciativa ousada para a época, pois colocava em igualdade a necessidade do ensino para meninas e meninos.
Em 1859, Maria Firmina publicou sua primeira e mais importante obra intitulada Úrsula, que passou a ser considerada o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil. Trata-se, também, de uma obra inovadora em sua abordagem, pois, pela primeira vez, a escravidão foi criticada abertamente em uma publicação. Estão aqui motivos mais que suficientes para prestigiarmos essa obra e darmos o devido reconhecimento a uma autora tão desbravadora em nossa história literária.
Tendo em vista os muitos anos de sua primeira publicação, esse livro é facilmente encontrado, em livrarias e sebos espalhados pelo país, por um preço bastante acessível. E, recentemente, a Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados publicou um compêndio de várias obras de Maria Firmina, o qual pode ser baixado gratuitamente por este link aqui. Não tem desculpa para não ler, não é mesmo?
Ser diplomata é o seu objetivo de vida?
Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!
>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima sugestão de leitura!
