Quero ser Diplomata, e agora?
Tudo o que você precisa saber sobre as fases do CACD!
Olá, sapientes!
Como já falamos aqui, um dos requisitos para se tornar diplomata é prestar e ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, o CACD. Mas como é que funciona esse concurso, afinal? Podem deixar que o Blog Sapi conta tudo!
A história do CACD
Em primeiro lugar, é interessante saber que a utilização de exame para acesso ao Itamaraty existe desde 1946, com a criação do Instituto Rio Branco (IRBr), que realizava exames periódicos para selecionar os candidatos que participariam do Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD). A partir de 1996, esse exame passou a ter o nome que conhecemos hoje: Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.
Desde de sua criação até a atualidade, o certame aconteceu todos os anos - com exceção da edição de 2020, que foi adiada por conta da situação de emergência causada pela pandemia de coronavírus.
Como já era de se esperar, o concurso passou por diversas mudanças ao longo de todos esses anos. Querem um exemplo? Antigamente, o exame também contava com provas orais, o que foi eliminado para conferir maior impessoalidade ao certame. Além disso, várias matérias já foram cobradas ao longo das décadas: Corografia do Brasil e Cultura Geral foram temas recorrentes, por exemplo. Já em 2008, o candidato que chegasse à última fase poderia escolher em que língua estrangeira seria avaliado: as opções incluíam alemão, árabe, espanhol, francês, japonês, mandarim e russo.
E como é o CACD atualmente?
Nos últimos anos, o concurso se dividiu entre duas a três fases. Em 2022, o CACD contou com três fases, divididas entre provas objetivas e dissertativas.
- Primeira Fase
Em 2022, ela foi composta de 73 questões, com quatro assertivas cada, distribuídas em duas avaliações, uma de manhã e outra de tarde. É importante lembrar que essa etapa é eliminatória.
As disciplinas exigidas foram:
Língua Portuguesa
História do Brasil
Política Internacional
Economia
Língua Inglesa
Historia Mundial
Geografia
Direito
- Segunda Fase
Aplicada nas capitais com candidatos aprovados na Primeira Fase, as prova da Segunda Fase foram dissertativas e constituídas das seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
- Terceira Fase
Aplicada nas capitais com candidatos aprovados na Segunda Fase, as provas da Terceira Fase foram dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório, e contaram com as seguintes disciplinas:
História do Brasil
Política Internacional
Geografia
Economia
Direito
Língua Espanhola
Língua Francesa
Olhando assim, parece ser muita coisa, né? Com isso, é normal que bata um leve medo de não dar conta de estudar tudo isso. No entanto, podem ficar calmos, porque é totalmente possível se preparar para o CACD sem deixar nenhuma disciplina passar batido...
E nós podemos te ajudar com isso!
Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?
>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.
Até a próxima!