CACD
Tem dúvidas sobre o que engloba o CACD? Agora você vai descobrir tudo sobre ele!
O que é CACD?
O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata ou CACD é o processo seletivo realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr) em parceria com o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) para ingresso na carreira de diplomata.
Como é o CACD?
O Concurso é promovido desde a década de 1940. Embora sofra pequenos ajustes periódicos, o formato do CACD estabilizou-se em uma fase com questões objetivas (chamada popularmente de TPS pelos candidatos), seguida de uma 2ª e 3ª fase com questões dissertativas. Nos últimos onze anos, o concurso apresentou entre três e quatro fases – em 2018, foram três etapas.
Quais as fases do CACD?
Primeira fase do CACD:
É objetiva, elaborada pelo Cespe a partir de um banco de questões. Em 2018, foram 73 questões, com quatro assertivas cada, distribuídas em duas avaliações, uma de manhã e outra de tarde. Cada avaliação com três horas de duração e contando com as seguintes matérias:
Cada assertiva pode ser avaliada como “certa ou errada”: acertos rendem 0.25 pontos, enquanto erros subtraem o mesmo valor. Essa etapa, desde 2015, é apenas eliminatória. A pontuação total será usada para eliminar candidatos. Na última edição do CACD, apenas os 300 primeiros colocados na primeira fase foram convocados para a fase subsequente.
Segunda fase do CACD:
É composta por provas dissertativas de língua portuguesa e de língua inglesa, com cinco horas reservadas para cada. A prova de língua portuguesa consiste em uma redação de 600 a 650 palavras (conforme o tamanho da letra, algo entre duas e três páginas), sobre um tema determinado, além de dois exercícios com respostas entre 120 e 150 palavras.
A prova de língua inglesa consiste em uma redação de 400 a 450 palavras, sobre tema determinado, além de duas traduções, de português para inglês e de inglês para português, e de um resumo de texto.
É preciso atingir pontuação mínima (60 pontos em língua portuguesa e 50 pontos em língua inglesa) para que o candidato seja convocado para a próxima fase e a pontuação dessa prova também conta para a classificação final.
Terceira fase do CACD:
Trata-se da etapa mais longa do concurso. São provas dissertativas com quatro questões cada. Nelas são cobradas as disciplinas Política Internacional, História do Brasil, Geografia, Noções de Direito e Noções de Economia. Ademais, na última edição do concurso essa fase também incluiu provas dissertativas de Francês e Espanhol.
Quando tem CACD?
Sendo realizado desde a década de 1940, desde 1996, vem sendo realizado com a regularidade de pelo menos uma vez por ano.
Onde faz o CACD?
Essa é uma questão que varia. Por exemplo: no ano de 2017 o concurso foi realizado em todas as capitais brasileiras, e no ano de 2018 apenas em algumas. É preciso ficar atento a divulgação dos locais de prova todo ano.
Quem pode fazer o CACD?
Para prestar o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, é preciso se enquadrar em alguns pré requisitos obrigatórios, que são:
- Ser brasileiro nato;
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Estar no gozo dos direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Apresentar diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por universidade brasileira reconhecida pelo MEC.
- Apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, verificada por meio de exames pré-admissionais.
- Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, no caso dos candidatos do sexo masculino.
Aproveitando que agora você já sabe tudo sobre o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, que tal marcar um a sua Orientação Pedagógica Exclusiva para futuros diplomatas?
A orientação tem como objetivo auxiliar o candidato a descobrir, passo a passo, qual o melhor caminho para a sua preparação para o CACD, conforme o seu perfil de aprendizagem e nível nos estudos. Solicite já a sua orientação clicando aqui!